Crescimento

O que é definido como baixa estatura em crianças?

O termo baixa estatura refere-se a uma criança cuja altura é inferior a 3% das outras crianças da mesma idade e sexo na população em geral. Projetado para a altura adulta, isso é definido pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA como aproximadamente menos de 1,65 m para homens e menos de 1,52 para mulheres. Durante a fase de crescimento, pode ser identificada a baixa estatura através das linhas de crescimento, presentes em gráficos apropriados que já conseguem revelar o problema nos seus estágios iniciais.

Quais são as causas da baixa estatura?

A baixa estatura tem diversas causas. Embora alguns estejam associados a problemas de saúde significativos, a maioria não está. Na verdade, a grande maioria das crianças diagnosticadas com baixa estatura não apresenta nenhuma condição médica associada. Nestes casos, a causa geralmente é:

Genética: A taxa de crescimento da criança é normal, mas um ou ambos os pais são baixos.

Atraso constitucional: A causa mais comum de baixa estatura é apenas um atraso no início da puberdade. Essas crianças eventualmente alcançam seus colegas para atingir uma altura adulta normal.

Baixa estatura idiopática: Não há causa que possa ser descoberta, mesmo com todos os exames e avaliações disponíveis

Quais condições médicas podem causar baixa estatura em crianças?

Menos frequentemente, a baixa estatura é devida a um grave problema médico subjacente. Nestes casos, outros sintomas também estão normalmente presentes. Entre as condições de saúde mais comuns que podem resultar em baixa estatura estão:

  • Disfunções arrastadas de quase todos os principais órgãos
  • Doença cardíaca
  • Doença renal
  • Deficiências hormonais, como deficiência na produção do hormônio do crescimento humano (hGH)
  • Diabetes tipo 1 mal controlado
  • Hipotireoidismo sem tratamento adequado
  • Doenças mais raras como: Síndrome de Cushing, Síndrome de Down, síndrome de Turner, Síndrome de Russell-Silver, etc.
  • Distúrbios ósseos
  • Além disso, certos medicamentos, como corticoides inalados ou orais, usados diversos problemas como a asma, podem contribuir para a baixa estatura.

Devo levar meu filho para uma avaliação com um especialista em crescimento?

Se a baixa estatura do seu filho é completamente saudável ou está associada a um problema causador, uma avaliação completa pelo endocrinologista é a única maneira de saber com certeza. Precisa ser feita uma investigação do histórico médico do seu filho e um exame físico completo, que pode envolver exames de sangue e outros exames para fazer um diagnóstico preciso. Se você estiver preocupado, faça uma avaliação com antecedência. A oportunidade de tratamento da baixa estatura termina quando a idade óssea atinge níveis de adultos, após a puberdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *